Iuri Guilherme / Livecoding da(o)(e) MateBot, Robô Social (2)
Created 2020-08-25 Modified 2020-08-25

930 Words

Objetivos de hoje:


Bibliografia (linkania):


Transmissão ao vivo

Começou às 19:53 BRT (UTC -3) do dia 25 de agosto de 2020

Ao vivo no Youtube no canal do Matehackers: https://www.youtube.com/c/Exmachinae/live

Salvo no youtube: https://youtube.com/watch?v=WQO0C0eb31s

Terça Sem Fim - Livecoding da(o)(e) MateBot, Robô Social

MateBot é atualmente um(a)(e)(?) robô de Telegram que está sendo escrito usando Python, Flask, python-telegram-bot com licença de software livre. Esta série de vídeos serve para documentar e acompanhar o processo de desenvolvimento. Além do canal do Youtube do Matehackers, também está sendo documentado no repositório git público e no blog Terça Sem Fim. Estes vídeos estão disponíveis via IPFS e Tor pra quem não consegue assistir pelo Youtube.

Código fonte: https://github.com/matehackers/matebot

Blog da Terça Sem Fim: 🌐 Web: - https://denise.matehackers.org/tercasemfim/ 🧅 Tor: - http://ftkbuej5ggf45o5n37evqj6qhxjobrz7lyqvdz22z3me6yyuepmhgcad.onion/ (atualizado durante a transmissão ao vivo) - http://gytdkc5fei2ow5s7hdrppbin4rlogqzqhbabvvra2qb3flccuxsnrdqd.onion/tercasemfim/ (atualizado após a transmissão ao vivo) 🌌 IPFS: - https://ipfs.io/ipns/denise.matehackers.org/tercasemfim/

Grupo do Matehackers no Telegram: https://t.me/matehackerspoa
Grupo do MateBot no Telegram: https://t.me/joinchat/CwFUFkf-dKW34FPBjEJs9Q
Meu usuário no Telegram: https://t.me/desobedientecivil

Ajude o Hackerspace Matehackers a se manter: https://matehackers.org/renda

#Python #Flask #Geany #Telegram #PTB #DataScience #IA #AI #ML #DS


Desenvolvimento

Documentando o processo

Como sempre a primeira coisa é alimentar o blog via tor com o mongoose. Detalhes de como eu faço isto estão em um vídeo antigo de uma terça sem fim.

Github novas issues

Durante a semana foram se acumulando feedbacks e novas ideias para o bot que devem ser documentadas no repositório git.

Às 20:45 BRT terminei de colocar todas as issues do mês de agosto no github. Foram dez no total, da 49 até a 59 sendo que algumas coisas foram acrescentadas como comentário em issues já existentes como é o caso da issue #3 do ytdl.

Após uma pausa de alguns minutos, retomei o desenvolvimento em Python.

Geany

Voltando às 21:00 BRT

Aproximadamente às 21:21 tentei usar inline mas não funcionou corretamente. Como esta não é uma prioridade agora, vou deixar na lista de links pra ler depois.

Aproximadamente às 22:15 terminei de escrever os comandos para parar e começar os updaters. Não entendi exatamente como funcionam, porque o bot seguia recebendo e tratando comandos. No windows 10 toda vez que eu quero reiniciar o robô e o código eu tenho que abrir o gerenciador de tarefas e matar os processos. CTRL+C não tá funcionando com o pipenv run flask run no git bash não sei porquê.

Terminei a página da documentação atual (https://github.com/python-telegram-bot/python-telegram-bot/wiki/Extensions-%E2%80%93-Your-first-Bot). Próximas leituras:

Nova pausa para jantar às 22:18.

Mandei mensagem pro grupo do PTB via irc pra avisar que eu fui banido do meta e marcado como SPAMmer no telegram. Não consigo mandar mensagem pra ninguém que não seja contato mútuo e não consigo mandar mensagens em grupos públicos. Até às 22:54 BRT ninguém tinha respondido.

Lendo Tratamento de exceções

Aproximadamente às 00:30 já de quarta feira consegui fazer uma versão do bot que envia as exceções pro grupo de depuração. Vou fazer uma tag de versão para este commit e ir dormir. Commit é o 0825b8.



Encerramento

Transmissão foi encerrada aproximadamente às 00:39 horas do dia 26 de agosto de 2020.

Não curtam o vídeo, não sigam o canal, não se inscrevam para receber notificações. Usem youtube-dl para obter o vídeo, assistam no VLC. Ou melhor, assistam o vídeo via IPFS.